Em 2016, graças ao curso técnico em nutrição, eu conheci o risoto e, desde então, viramos melhores amigos. Dá um trabalhinho para fazer? Sim, mas, olha, quando a gente se encontra sempre vale a pena. Eu sei que a receita original vai vinho e que, na maioria dos casos, se usa manteiga e queijo para dar cremosidade. Só que quem disse que precisamos de ingredientes de origem animal para fazer um risoto delícia?
Eu não criei exatamente essa receita, mas juntei algumas referências da minha cabeça para torná-la realidade. Lembrei do risoto de abobrinha que fizeram em algum MasterChef, da Gabie do Depois das Onze falando que risoto de funghi era sua comida favorita e do meu amor por tomates cerejas. Voilá, temos um risoto vegano de abobrinha com shimeji e tomate. Além do meu, ao fim do post, te dou outras ideias de como incrementar esse arroz tão cremoso, tão maravilhoso.
💛 Ingredientes 💛
(para duas pessoas)
➳ 1 xícara de arroz arbóreo
➳ 700 ml de água
➳ 200 g de shimeji
➳ 1 abobrinha pequena
➳ 20 tomatinhos cereja
➳ Sal, orégano, pimenta do reino e páprica
➳ Cebola e alho
➳ Shoyo a gosto
➳ Folhinhas de manjericão
➳ 1 cubinho de caldo de legumes
💛 Como preparar esse risoto vegano? 💛
➳ Corte a abobrinha em cubinhos pequenos, os tomates ao meio, separe e limpe com papel toalha o shimeji.
➳ Refogue cebola e alho (eu sempre exagero no alho, por isso, não coloquei as medidas) no azeite e junte a abobrinha. Enquanto ela cozinha, coloque as 700 ml de água para ferver separadamente.
➳ Quando ela começar a amolecer, chegou a hora de juntar o shimeji. Refogue os dois juntos e acrescente os temperos que preferir, no meu caso, foi sal, orégano, pimenta do reino, páprica e duas colheres de sopa de shoyo. Deixe a abobrinha al dente, pois ela ainda irá cozinhar um pouquinho mais quando juntarmos com o arroz.
➳ Dissolva o cubo de caldo de legumes na água fervendo.
➳ Refogue no azeite mais cebola e alho e, então, acrescente o arroz. Mexa por um tempinho e comece a acrescentar a água, que deve estar fervendo, aos poucos. Quase de 100 em 100 ml.
➳ O arroz vai absorvendo a água e conforme ela for evaporando, você vai acrescentando mais e mais água. É bom colocar umas 300 ml para ferver só por precaução, caso precise.
➳ O ponto do arroz é quando ele estiver transparente, bem cremoso e macio na boca. Próximo dessa consistência, junte a abobrinha, o shimeji e metade dos tomatinhos. Pode jogar a água que se formou com o shoyo também!
➳ Acrescente o restante de água, um pouquinho de sal e mexa bem devagar até que o arroz absorva.
➳ Prontinho! Por fim, coloque o resto dos tomates frescos com folhinhas de manjericão.
Dica para reaquecer o risoto: não fica bom reaquecê-lo no microondas, então, o que você pode fazer é colocar no fogo baixo em uma panela com azeite e acrescentar um pouquinho de água fervendo até que ele volte a ter a consistência maravilhosa de um risoto.
Para te deixar com ainda mais água na boca (porque, sério, só de pensar em risoto eu salivo!), aqui vão 6 outras receitas para você se inspirar e, quem sabe, colocar a mão na massa!
Risoto de alho poró l Risoto de brócolis, castanha, gengibre e shimeji l Risoto de açafrão l Risoto de “gorgonzola” e ervilha l Risoto de tomate e manjericão l Risoto de fungi
Quem aí também ama esse arroz cremoso? Conhece alguma outra versão vegana? Ah, não esquece de me contar depois caso você teste em casa 💛
Você também vai gostar
Victória Villaça Felet
GURIA, que post delicioso! HAHAHA São 9h da manhã e estou com a barriga roncando já. Sou alok dos risotos, mas o pessoal aqui de casa não curte muito, então não faço com tanta frequência. 🙁 A sua foto ficou linda demais e aposto que o risoto também estava gostoso pacas (como não, né)!
Beijos,
Attraversiamo
Luana
Dividi a receita e faz só para você! hahaha
Clara Fagundes
Cê sabe que não é fácil me fazer desejar comidas veganas, mas esses risottos tão muito lindos. O que mais me fez salivar (sou como você, hahaha) foi o funghi, mas só ganhou do que cê fez porque não gosto de abobrinha. Em compensação, eu suuuper comeria tirando só ela da receita, pois shimeji + tomate = <3
Luana
Mas abobrinha tem um gosto tão neutro clarinha hahaha
Bruna Santos
Amei <3 Também sou vegetariana e adoro risoto, é uma delícia e esse gostinho de comida caseira é insuperável. Gostei muito da tua receita, vou tentar reproduzir, nunca fiz com abobrinha apesar de adorá-la, geralmente faço com brócolis, champignon e/ou proteína de soja ^^
beijão
Luana
Hmm, com brócolis deve ficar delícia tbm! Brócolis é a melhor coisa do universo hahaha
Bruna WB
Luana do céu, eu recém jantei, mas super comeria um pratão desse risoto (que parece) delicioso agorinha. Desde que eu me tornei vegana na alimentação eu aprendi a cozinhar muitas coisas, então eu peguei muito gosto pelas preparações. Já fiz risotos com abobrinha, mas nunca combinei com shimeji. É uma boa pra adicionar um pouco de proteína, né? Vou comprar esse ingrediente amanhã e já vou testar sua receita. Obrigada por compartilhar, <3 Beijão!
Luana
Eba, espero que goste! <3 Achei que só abobrinha ia ficar sem graça, então incrementei com shimeji hahaha
Pingback:
Pingback:
Pingback:
Pingback:
Pingback:
Pingback:
Pingback:
Pingback:
Pingback:
Pingback: