Esse post foi escrito em 2017!

Post de hoje tardou, mas não falhou – se é que eu posso usar esse ditado no passado. Natal chegou ao fim, mas cá estou eu com uma receita para honrar o Segunda Sem Carne, quadro – e movimento – que ficou abandonado por um tempo. Vocês acreditam que faltam 5 dias para acabar 2017? Eu não. Mas para adoçar esses minutos finais, vem ver como fazer um pavê de amendoim com chocolate vegano, a sobremesa do meu prato de natal sem peru, sem porco, sem exploração e crueldade ❤

Quem assistiu ao último o que eu comi hoje me viu comentando sobre precisar de uma receita com pasta de amendoim, afinal, eu tinha comprado um pote de 425g e não sabia muito bem o que fazer com tudo aquilo. Acontece que eu pesquisei receitas veganas e a maioria era copiando aquele chocolate reese’s que eu, por um acaso, não gosto. Decidi, então, me arriscar em um pavê. A receita mais gostosa que achei foi do Presunto Vegetariano, como sempre, mas eles faziam o creme com amendoim sem usar a pasta, logo, não serviu para os meus propósitos.

Fui, então, na intuição. Um pouquinho de leite vegetal aqui, açúcar demerara lá, suco de maçã acolá e voilá, temos um pavê de amendoim com chocolate e nozes caramelizadas veganinho de tudo e delicioso, sério. Agora, além do melhor bolo de maçã do mundo, eu tenho essa receita de pavê de amendoim na manga. Ficou cremoso, doce na medida certa – o chocolate amargo ajuda a equilibrar –, com uma crocância e um gostinho de maçã no fundo.

Se você quer aprender como fazer esse pavê de amendoim, é só continuar lendo! 😋❤

Ingredientes para o pavê de amendoim vegano

PAVÊ DE AMENDOIM VEGANO COM CHOCOLATE E NOZES

➳ 150 ml de leite de vegetal (eu usei de amêndoa com arroz);

➳ 3 colheres de sopa de pasta de amendoim (de preferência com pouco açúcar);

➳ 3 colheres de sopa de açúcar demerara;

➳ 1 colher de chá de amido de milho;

➳ Bolacha maisena (fica de olho nos ingredientes!);

➳ Suco de 1 maça;

➳ 1 colher de café de essência de baunilha;

➳ Chocolate meio amargo;

➳ Três colheres de sopa de nozes picadinhas.

 

Como fazer esse pavê de amendoim delícia

PAVÊ DE AMENDOIM VEGANO COM CHOCOLATE

➳ Vamos começar pelo creme para o recheio. Aqueça o leite vegetal em uma panela e adicione as três colheres de sopa de pasta de amendoim. Mexa até que ela derreta e incorpore ao leite. Acrescente 2 colheres de sopa de açúcar demerara e o amido de milho, anteriormente diluído em água fria, na mistura. Continue mexendo por uns 3-5 minutos até engrossar. Reserve e misture de tempos em tempos para evitar que crie uma película.

➳ Pegue as nozes picadinhas e jogue em uma frigideira junto com 1 colher de sopa bem cheia de açúcar demerara. Mexa até que o açúcar derreta e caramelize as nozes. Deixe esfriar.

➳ Derreta o chocolate amargo, cerca de 1/4 de uma barra, no microondas. Mexa de 30 em 30 segundos e tome cuidado para não queimar.

➳ Faça suco com 1 maçã e misture a essência de baunilha.

➳ Chegou a hora da montagem! Faça a primeira camada com a bolacha maisena mergulhada no suco de maçã, depois o creme de amendoim e, se quiser, um pouco do chocolate derretido. Então, mais uma camada de bolacha, creme de amendoim e assim vai até a última. Finalize com o chocolate derretido e as nozes crocantes caramelizadas.

➳ Quanto mais tempo ficar na geladeira, mais gostoso!

Viu só como é fácil? Que sobremesa fez o seu natal mais doce? Gostam de pavê? Me contem!

Você também vai gostar

bolo vegano de abóbora
Bolo de abóbora vegano com especiarias
Receitas veganas de festa junina
risoto vegano
Risoto vegano de abobrinha, shimeji e tomate

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

acompanhe no instagram