Esse post foi escrito em 2016!

Olá, meu nome é Luana e eu finalmente acertei uma receita de bolo vegano! 🎉 Depois de muitas tentativas, bolos com gosto de farinha e textura esquisita, a confeiteira que existe dentro de mim (re)apareceu e eu consegui transformar fermento e maçã em alguma coisa comestível e beeeem (coloca bem nisso!) gostosa. Um agradecimento especial à Sabrina que deixou o vídeo dessa receita nos comentários do post sobre a minha transição para o veganismo.

MELHOR BOLO VEGANO - RECEITAS VEGANAS DE NATAL - MAÇÃ E NOZES

Eu decidi me arriscar com esse bolo para levá-lo na ceia que fizemos do grupo Blogueiras – Inspiração & Interação na casa da Vanessa, do Pimenta e Sal. Como deu certo (obrigada a quem enviou energias positivas pelo Instagram) eu decidi compartilhá-lo por aqui, afinal, hoje é segunda, dia de receita vegana. Além do bolo, reuni inspirações natalinas para aproveitar esse feriado do jeito que ele deve ser: com muito amor e muitas delícias.

Ok, vamos ao bolo maravilhoso que dá jus ao título? Eu só mudei algumas coisinhas a partir desta receita aqui, do chef Daniel Simas. Faltou o óleo na imagem, mas anota aí: 250ml.

MELHOR BOLO VEGANO - RECEITAS VEGANAS DE NATAL - RECEITA

Para quem está no celular, os ingredientes são: 2 maçãs fuji em cubos; 150 gr de açúcar demerara; 150 gr de açúcar mascavo; 1 colher de sopa de fermento em pó; 1 colher de chá de bicarbonato de sódio; pitada de sal; 1 e 1/2 colher de chá de canela; 350 gr de farinha de trigo; 100 ml de água; 250 ml de óleo; damascos secos em cubinhos; uvas passas brancas; nozes (ou qualquer castanha) e, por fim, muito amor 💜

Para transformar esses ingredientes em um bolo, primeiro, antes de tudo, pré aqueça o forno a 180 ºC e hidrate as uvas passas com água morna. Quebre as nozes com uma faca e leve ao fogo em uma frigideira com 3 colheres de sopa de açúcar demerara. Mexa até caramelizar e deixe esfriar em uma superfície antiaderente. Bata no liquidificador a maçã, o açúcar, o óleo e a água o suficiente para que se misturem. Deixe uns pedacinhos de maçã no meio, fica delicioso! Em seguida, peneire todos os secos e misture com o líquido sem bater. Acrescente as uvas passas, o damasco e as nozes. Coloque em uma forna untada e leve ao forno por, aproximadamente, 45 minutos. Depois, é só colocar a calda que você quiser ou polvilhar açúcar e canela. Yummy!

Yay, a sobremesa você já tem! Chegou a hora de se inspirar para os salgados. Fui caçando nessa internet receitas diferentes e que parecem sensacionais para surpreender a família onívora e apaixonar o seu paladar sem crueldade. Let’s do it!

MELHOR BOLO VEGANO - RECEITAS VEGANAS DE NATAL - PEIXE VEGAN

Mini abóboras recheadas l Bacalhoada vegana l Fish ‘n’ chips l Tabule de quinoa agridoce

MELHOR BOLO VEGANO - RECEITAS VEGANAS DE NATAL - JAMIE OLIVER

Quiche de abobrinha, pimentão e tomate seco l Couve flor assado com páprica e tomilho l Cuscuz paulista de legumes l Suflê de mandioca com taioba

MELHOR BOLO VEGANO - RECEITAS VEGANAS DE NATAL - LOMBO

“Lombo” recheado l Arroz de forno com legumes l Cogumelos assados l Salada de macarrão l Farofa crocante de milho

 

Definitivamente, ninguém vai passar fome nesse natal. Ou precisar ficar na base de pão integral e água. Semana que vem eu volto para contar o que levei na minha ceia, enquanto isso, me falem nos comentários, qual é o seu prato natalino favorito? 😊

Você também vai gostar

desvantagens em ser vegano - amigos
5 desvantagens em ser vegano, sem ironia
quero virar vegano em 2019
Quero virar vegano, por onde começar?
bolo vegano de abóbora
Bolo de abóbora vegano com especiarias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 Comments

acompanhe no instagram